Segundo a Wikipédia,” generosidade é a virtude em que a pessoa ou animal acrescenta algo ao próximo”.
O uso constante desse sentimento é uma forma de alimentar a nossa alma, enriquecer o nosso espírito;
Demonstrar nossa generosidade ao próximo é iluminar o seu dia, é doar o que de melhor temos.
O benefício? Mútuo. Tanto ajuda, auxilia nas necessidades de outrem, como faz com eu progredimos, ajuda-nos a superar nossas fraquezas, diminui distâncias sociais, e, principalmente , permite que desenvolvemos mais a nossa capacidade de expressão, ampliando-a e tornando-a mais simples.
Nas relações atuais, um dos maiores problemas enfrentados é o apego excessivo. A generosidade faz com que aprendemos e exercitamos o dom da partilha.Enquanto compartilhamos, esquecemos o egoísmo, o sentimento de posse , permitindo assim, que nos desapeguemos mais facilmente, favorecendo os relacionamentos e a vida de forma geral.
Generosidade também está em saber perdoar, saber olhar de forma diferente, mais positiva, as diversas situações, tanto com as outras pessoas, como com nós mesmos.
E não é somente a generosidade material, levar entusiasmo e esperança a alguém, compartilhar momentos de alegria é a forma mais saudável de enriquecer nossa vida;
Colocar a necessidade dos outros à frente, muitas vezes da nossa, dividir, mesmo que seja pouco, não medir esforços em ajudar, isso é viver a vida plenamente. Essa troca de energia favorece igualmente quem dá e quem recebe, sendo quem recebe favorecido ainda pela perda do medo de se envolver, de permitir responsabilizar-se por algo tão importante, livra da pobreza emocional, alegra e acalanta o espírito.
Todos buscamos ser felizes, o que não temos por hábito fazer, é buscar essa felicidade nas situações simples, nos detalhes, como se doar em alguns momentos.
Fazer da via um prazer, ajudar o mundo a se modificar, não é tão inatingível assim. Basta um pouco de esforço, de motivação e de comprometimento de cada um de nós.
Assumir o compromisso pelo nosso bem estar é também assumir uma responsabilidade com a vida, com a natureza e com a humanidade.
Ser bondoso, amável e generoso, é questão de hábito, costume, rotina. É preciso começar e logo, estaremos recebendo a nossa recompensa do Universo, nos sentindo mais leves, plenos.
As bênçãos são para todos, mas a plenitude de viver são para os que tem no coração o sentimento maior, o Amor!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário